
Responsável por monitorar as comunicações de todo o planeta e proteger informações do governo dos Estados Unidos, a ultra-secreta NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, investiu às escondidas numa arma revolucionária para combater a ação de grupos terroristas na era da informática. Seu trunfo é o supercomputador TRANSLTR, capaz de decifrar em poucos minutos qualquer mensagem encriptada enviada pela Internet.
Quando o infalível TRANSLTR é paralisado por um misterioso código, a agência convoca a chefe do Departamento de Criptografia, a matemática Susan Fletcher, para investigar o que está acontecendo.
Susan faz uma descoberta aterradora: a NSA se tornou refém do gênio da computação Ensei Tankado. Demitido da agência por discordar da sua política de desrespeito aos direitos civis, o programador exige que a NASA revele a existência do TRANSLTR à população. Caso contrário, ele divulgará na Internet a fórmula de seu código inquebrável, o Fortaleza Digital.
Tankado morre misteriosamente antes de cumprir sua ameaça, dando início a uma corrida desesperada que se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha.
Enquanto Susan usa seu talento como criptógrafa para tentar desvendar o enigma do Fortaleza Digital, seu namorado, o especialista em idiomas David Becker, percorre as ruas de Sevilha atrás de um anel deixado por Tankado que pode conter a chave do código.
Mais um livro de Dan Brown que eu recomendo. Antes de ler este livro, eu perguntei a algumas pessoas se ele era bom, e muita gente disse que não gostou muito por causa dos detalhes, ou por que envolvia muita matemática. Mas quer saber? Eu li e adorei, a linha literária do autor não é abalada de forma alguma neste livro. Sempre repleto de mistérios, aventuras, pesquisas e muita, mas muita criptografia, o que torna o livro ainda mais fascinante. Fiquei presa ao livro assim que comecei a ler, e Dan Brown sempre consegue fazer isso com os leitores, é realmente impressionante.
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
336 páginas
