sábado, 20 de novembro de 2010

Fortaleza Digital


Responsável por monitorar as comunicações de todo o planeta e proteger informações do governo dos Estados Unidos, a ultra-secreta NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, investiu às escondidas numa arma revolucionária para combater a ação de grupos terroristas na era da informática. Seu trunfo é o supercomputador TRANSLTR, capaz de decifrar em poucos minutos qualquer mensagem encriptada enviada pela Internet.
Quando o infalível TRANSLTR é paralisado por um misterioso código, a agência convoca a chefe do Departamento de Criptografia, a matemática Susan Fletcher, para investigar o que está acontecendo.
Susan faz uma descoberta aterradora: a NSA se tornou refém do gênio da computação Ensei Tankado. Demitido da agência por discordar da sua política de desrespeito aos direitos civis, o programador exige que a NASA revele a existência do TRANSLTR à população. Caso contrário, ele divulgará na Internet a fórmula de seu código inquebrável, o Fortaleza Digital.
Tankado morre misteriosamente antes de cumprir sua ameaça, dando início a uma corrida desesperada que se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha.
Enquanto Susan usa seu talento como criptógrafa para tentar desvendar o enigma do Fortaleza Digital, seu namorado, o especialista em idiomas David Becker, percorre as ruas de Sevilha atrás de um anel deixado por Tankado que pode conter a chave do código.

Mais um livro de Dan Brown que eu recomendo. Antes de ler este livro, eu perguntei a algumas pessoas se ele era bom, e muita gente disse que não gostou muito por causa dos detalhes, ou por que envolvia muita matemática. Mas quer saber? Eu li e adorei, a linha literária do autor não é abalada de forma alguma neste livro. Sempre repleto de mistérios, aventuras, pesquisas e muita, mas muita criptografia, o que torna o livro ainda mais fascinante. Fiquei presa ao livro assim que comecei a ler, e Dan Brown sempre consegue fazer isso com os leitores, é realmente impressionante.

Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
336 páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Código Da Vinci

Em Paris a trabalho, Robert Langdon, um professor de Simbologia de Harvard, recebe um telefonema urgente tarde da noite. O curador do Louvre foi encontrado assassinado dentro do museu com uma misteriosa mensagem cifrada ao lado do corpo.
À medida que Langdon e uma talentosa criptógrafa francesa, Sophie Neveu, vão decifrando uma por uma as estranhas charadas que se apresentam, surpreendem-se ao descobrir pistas ocultas nas obras de Da Vinci - visíveis a todos, porém engenhosamente disfarçadas pelo pintor.
A trama está armada quando Langdon se depara com uma dado estarrecedor: o curador morto era ligado ao Priorado de Sião - uma sociedade secreta verdadeira que já teve como membros sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.
Langdon percebe que estão no encalço de um espantoso segredo histórico que, ao longo dos séculos, se mostrou ao mesmo tempo esclarecedor e perigoso. em uma corrida frenética através de Paris e Londres, Langdon e Sophie vêem-se medindo forças com um oponente poderoso e desconhecido que parece prever cada um de seus passos.
A menos que decifrem o complicado quebra-cabeça, os segredos do Priorado - e uma antiga verdade altamente perturbadora - estarão perdidos para sempre.
Antes de ler este livro, eu havia assistido ao filme primeiro, e simplesmente adorei! Mas quando comecei a ler os romances de Dan Brown, especificamente "O Código Da Vinci", notei que o filme não era nada. O livro é realmente fascinante, e prende a pessoa do começo ao fim. Ver a Mona Lisa como centro deste suspense é realmente incrível. Dan Brown consegue misturar mistério com arte, de uma forma surpreendente, fascinante e impossível de deixar de lado. Adorei todos os livros de Dan Brown, mas este merece uma atenção a mais; eu já gostava muito do Leonardo Da Vinci, tanto na arte como nas pesquisas científicas, mas ao ler este livro, notei um lado totalmente diferente desse cientista, ele era realmente um gênio. Fazemos uma verdadeira viagem pelo mundo da arte, criptografia e sociedades secretas.
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
432 páginas